Mais notíciasNotícias

Comemora-se hoje, 10 de outubro, o Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte. O Governo Português associa-se a todos os que celebram este Dia.

Portugal opõe-se à aplicação, em quaisquer circunstâncias, desta pena, que constitui uma violação do direito humano à vida, consagrado desde 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A pena de morte representa um desrespeito total pela dignidade humana e Portugal repudia todos os argumentos utilizados para a justificar.

No quadro das Nações Unidas, Portugal tem sido um dos grandes defensores da resolução sobre uma moratória à pena de morte, desde a primeira vez que foi adotada, em 2007. Expressamos votos para que esta resolução possa continuar a merecer uma adesão cada vez mais significativa. A título nacional e alinhando-se com a posição da União Europeia, Portugal reitera o seu compromisso inabalável de defender, nas Nações Unidas e noutras instâncias internacionais, a eliminação definitiva e total da pena capital.

Em coerência com o gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo, em 1867, ao abolir a pena de morte, o Governo Português reitera o seu apelo para que todos os países que ainda não o tenham feito estabeleçam uma moratória de facto, como primeiro passo para a abolição, na lei e na prática, da pena de morte.

Tweet

#Portugal#DiaEuropeueMundialcontraaPenadeMorte

Portugal, pioneiro na abolição da pena capital, comemora Dia Europeu e Mundial contra a Pena de Morte, reiterando apelo à abolição universal.

(Texto retirado da página do MNE)

A Missão Permanente de Portugal divulga a realização de um ciclo de conferências sob o tema " As Mulheres no Mundo Lusófono" a realizar em Genebra. Este evento parte da organização da Unidade de Português da Universidade de Genebra em colaboração com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e o Centro de Estudos Lusófonos em Genebra. 

Para mais informações consulte aqui.

conferencias

 

638x300fairy tale original

Por ocasião do 25º aniversário da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, o Escritório Regional da ONU para as Mulheres na Europa e na Ásia Central celebrarão fortes personagens femininas na região.

O Escritório Regional para as Mulheres da ONU pretende reunir uma coleção de histórias, narrativas estas - históricas ou ficcionais - que mostrarão as realizações de mulheres e meninas na região e as suas contribuições positivas para as comunidades e a sociedade em geral.

Convidam e apelam à colaboração de  autores, professores, historiadores, jornalistas, crianças, membros das organizações de sociedade civil e grupos de jovens, mães e pais, alguém que tenha uma história que mostre o impacto significativo na promoção da igualdade de gênero e do empoderamento das mulheres.

Acesse o link Call for subsmissions: "Histórias transformadoras, transformando vidas" para obter mais informações.
Todas as inscrições devem ser entregues no Escritório Regional das Mulheres da ONU na Europa e Ásia Central via ECA.programme@unwomen.org até 30 de setembro de 2019, meia-noite, horário local da Turquia.

 

aquametragem

A curta-metragem portuguesa realizada por Mariana Lobo  venceu na categoria de "Protegendo o nosso Planeta" no Festival de Filmes sobre Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Acção, organizado pela Organização das Nações Unidas .

Assista à entrevista de Mariana Lobo à ONU News aqui.

Contactos

58, Rue de Moillebeau
CH - 1209 Genève Suisse

Caixa postal. 432 CH 1211 Genève 19

+(41) 22 918 02 00
missaonuoi@mne.pt

Mais informação

Secretário-Geral da ONU

unsg01

António Guterres

Directora Geral das Nações Unidas Genebra

dg unog 

Tatiana Valovaya

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal


Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua


Logotipo Instituto Diplomático

logo3.3
BP

logo secretaria geral do ministerio das financas

pordata

cplp

cpr

cndh

igcp